Filhos Exortados! Um clamor pela Santidade

E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 
Hebreus 12:5-8



Percebi algo interessante quando eu estava caminhando. Eu vi um pai de família, homem honesto e trabalhador que tirou pouco do seu tempo para sair com sua amada esposa e com seu filho de apenas 4 anos (suponho) de idade. Ao atravessar a rua o pai olha com cuidado para os lados e vê se não há nenhum perigo, ele já percebe que vem um carro em alta velocidade, então ele espera e aguarda, porem o seu filho com um impulso se solta do pai e vai sem olhar para os lados e correndo de maneira descoordenada. O pai sem exitar vai atras da criança e pega ela pelo braço e da uma bela de uma bronca e umas palmadas na criança.
Ao ver isso e logo depois comparar com o texto expresso com certeza isso mostra como é o tratamento de Deus com seus filhos.Sem duvida é essa a maior prova de cuidado e carinho de Deus para o seu povo
O Autor de Hebreus foi bem ousado ao tratar sobre esse tema. Ele trata sobre a fé dando a sua definição e como ela é retratada entre os patriarcas. Nesse capitulo o autor nos exorta a olhar a esses exemplos e largar a imundícia do pecado e focar os nossos olhos em Cristo Jesus o autor e consumador da nossa fé. Ele trata como o nosso salvador suportou tudo sabendo ainda qual seria o seu "gozo" e no quarto verso ele lança a seguinte frase: "Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado." Em diante ele começa a tratar sobre o tratamento de Deus sobre os seus filhos. A definição do autor é a seguinte, Nós que nascemos de novo (regeneração)graças a Cristo o nosso salvador somos disciplinados pelo Senhor nosso Deus e Pai, pois aquele que nos chamou é Santo e Ele que começou a boa obra Ele há de completa-la.
Porem o que vemos hoje é uma pequena desconsideração dessa parte. O autor foi ousado em dizer que "se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." Se um homem que conhece a Deus e conhece a Cristo, mas odeia o seu irmão como diz joão é mentiroso e ao deparar-se com esse verso, uma bandeira vermelha deveria ser levantada se ele não é disciplinado pelo Senhor.
O Senhor como um Pai maravilhoso repreende e disciplina os seus filhos para um andar santo e Ele do alto tem visão maior e ampla para enxergar quais são os nossos impulsos perigosos. No principio a repreensão gera tristeza, mas ela produz perseverança.
Temos aqui um clamor pela santidade, que hoje em dia é um assunto que virou opcional. Sendo que como filhos de Deus,se vivermos sem santidade, ninguém verá o Senhor. Se alguém se diz conhecedor de Cristo, mas permanece em um caminhar totalmente a favor do mundo, aqui cabe até as palavras de Paulo, "examinem-se e teste a si mesmo para ver se estais na fé." 
Como exemplo eu vou pegar a mesma ilustração e peço ao leitor que ao ler agora, preste atenção na essência dela.
O pai de família, sai com sua esposa e com seu filho para o shopping. Ao se aproximar de uma via de transito rápido, o pai atentamente olha para os lados e vê um carro vindo em alta velocidade. No momento que ele diz espere, seu filho rebelde se desprende e avança para o meio da rua, o pai não se arrisca e o filho é atingido pelo carro.
Na primeira ilustração, é fácil compreender como o Senhor nos disciplina, pois como Pai eterno e soberano Ele sempre vai continuar a Boa obra em nós, sempre nos disciplinando para um andar Santo assim como Ele é. Nela nós enxergamos o quanto Deus é um Pai amoroso que nos ajuda a andar conforme o seu querer, nos repreendendo e disciplinando. Esse é o nosso verdadeiro chamado ! Somos chamados para andar em Santidade 
Na segunda ilustração fica o péssimo exemplo que infelizmente nós ensinamos em nossas comunidades. Afirmamos que Deus é amoroso demais para repreender e ainda afirmamos que uma pessoa que fez uma simples oração, e publicou sua fé, se andar como o mundo (seguindo suas imoralidades) temos o capuz da Heresia do Cristão Carnal para deixar a pessoa confortada. Não percebem que o Reino de Deus quando encontra um homem ele transforma o seu ser! Não conseguem compreender que aquele que vos chamou é Santo! Pois Ele que nos predestinou e nos chamou das trevas para a sua luz sempre há de nos disciplinar e nos encaminhar em amor um para com os outros. Tal ponto chega a ser sério! O apostolo João afirma "todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar em pecado, porque é nascido de Deus.."  e João afirma algo mais sério! "quem afirma estar na luz, mas odeia seu irmão, continua nas trevas".  
Portanto nós que fomos chamados deveríamos analisar cada ponto e entender o como é precioso ser disciplinado por Deus.Isso é uma benção ! Se somos repreendidos e disciplinados pelo nossos pais aqui nessa vida e o resultado disso é reverencia, quanto mais o nosso Pai Eterno. Porem se somos entregues as nossas próprias paixões ai eu alerto ainda mais! Paulo exorta a igreja em corinto com as seguintes palavras "Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus esta em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!" Quando Paulo exorta ele afirma que somos templo do Senhor e Ele que é Santo nos encaminha para esse andar e ainda exortando sobre isso Paulo chega a ser duro ao falar para a igreja a se examinar e provar a si mesmo para ver se estão na fé.
Se chegamos a achar natural a nossa forma de andar! sem disciplina, sem repreensão dos irmãos e até achamos normal esse caminhar! uma bandeira vermelha deve ser erguida! Paulo descreve ainda em Romanos, a ira do Senhor se manifesta dos Céus e Ele entregou os homens aos seus próprios prazeres. E vemos o salmista afirmar ainda isso "Mas ao impio Deus diz: Que direito você tem de recitar as minhas leis ou ficar repetindo a minha aliançaFicaria eu calado diante de tudo o que você tem feito? você pensa que eu sou como você? Mas agora eu o acusarei diretamente sem omitir coisa alguma."  Temo em dizer mas essa é pior manifestação da Ira do Senhor. É quando Ele te joga nesses prazeres, que parecem normais para o mundo de hoje. 
seja diligente e arrependa-se.
Seja Santo, pois ele é Santo 
atenda com atenção a repreensão do Pai 
Ele te ama ao manifestar isso sobre você
Veja! o Autor de Hebreus não terminou e ainda afirma 
Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; Hebreus 12:25
Uma chamada de atenção pode ser ruim 
mas vinda do Pai celestial é Amor !
  
  

Comentários